Editorial - Sinal verde para corrida eleitoral de 2022

Por Portal Opinião Pública 11/02/2021 - 12:30 hs
Foto: TSE / Divulgação

Ainda estamos no segundo mês de 2021, mas a corrida eleitoral de 2022 já está em curso, mais aquecida do que nunca. Partidos e candidatos já se movimentam, pesquisas de intenção de votos já são lançadas e o eleitor começa a ficar cada vez mais atento aos nomes de possíveis postulantes, principalmente aos cargos majoritários, tanto para os governos estaduais quanto para a presidência da República.

O início da corrida eleitoral, pouco mais de um ano e meio antes de os eleitores irem às urnas, não é precoce e tampouco é estranho. Muito pelo contrário. Quanto antes partidos e candidatos definirem seu futuro, mais tempo eles terão para trabalhar suas imagens visando o pleito. E isso serve, principalmente, para quem deseja dar um salto político, indo de um cargo de menor representatividade para um de maior, como para quem vai tentar se colocar neste mundo, seja a função que for.

Aliás, a tendência é que, com o passar dos meses, as movimentações políticas aumentem até como uma forma de testar a popularidade de possíveis candidatos. Por isso, não estranhe se você ver alguns nomes conhecidos da política ou de outras áreas especulados para os cargos de deputados estadual e federal, senador, governador ou presidente. Essa é uma forma de medir a força que aquela possível candidatura pode ter e esmiuçar alguns cenários.

O que os eleitores não podem esquecer mesmo é de avaliar a atuação de quem foi eleito há três anos e ainda ocupa algum dos cargos mais importantes do país, seja em seus estados ou em Brasília. Afinal, quem já está no poder não abrirá mão da disputa. Olho neles.